sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Messianismo e o "Fenômeno" da Repetição

Todos sabem que o Cristianismo compartilha o fato de sua crença ser única em sua história relacionada ao Cristo. Mas ao se estudar demais mitologias eventualmente nos deparamos com "fenômenos" similares, disparates que servem de comparativos como ferramenta sincretistas ou de vãs repetições que, no entanto, destoam grandemente de originais em suas deliberações maquiavélicas posteriores onde o mal ganha "função" de proporcionador icônico demonstrando uma clara inversão moral/ideológica mesmo que não se possa jamais ser colocada a mesma signa sobre estes, isto é, o mal impunível onde as más obras mediante esta fé torcida ganha valores "redentores" para seus pecados de forma absurdamente contraditória a sua deliberação, numa sacramentização clara do próprio pecado o que anula o próprio conceito redentivo e sua necessidade de sacrifício aqui posto como opressoramente contra o livre-arbítrio. Nota-se que o mal aqui ganha suposto valor acima do próprio mesmo mediante a clara ausência de milagres factualmente comprovados relacionados a tal, e também uma suposição interessante, a de profecias confundidas com fatos já ocorridos que penetraram nos anseios (a exemplo de Israel a espera de seu Messias antes do nascimento do Cristo) de um povo o varando até outros e assim podendo claramente interferir em suas próprias mitologias na criação de ícones similares, onde o próprio caso dos três reis magos parecem corrobar tal idéia uma vez sendo claro tal conhecimento mesmo mediante a igualmente clara diferença ideológica destes.
Deste modo não seria de se estranhar o surgimento de histórias, mitos e crenças de personagens de similar poder ao do Cristo do Cristianismo ao exemplo de Mitra e até mesmo o próprio Zoroastro, e que se repetiram na sua suposta vinda nos anos posteriores a Jesus criando uma verdadeira sucessão de "messias" que apenas corrobam tais fatos, a influência profética em sua deliberação falsifica:

"Como os cristãos, os mitraistas acreditavam que seu salvador tinha descido do céu à Terra; tinha partilhado uma última ceia com 12 seguidores; tinha redimido a humanidade do pecado ao verter seu sangue e tinha se elevado dos mortos. Eles até mesmo batizavam seus convertidos (por meio do sangue do touro) para lavá-los de seus pecados .” – Quest for the Past

“Postulava um apocalipse, um dia do julgamento, uma ressurreição da carne e uma segunda vinda do próprio messias, que finalmente derrotaria o princípio do mal. Dizia-se que Mitras nascera em uma caverrna ou gruta, onde pastores o atenderam e lhe deram presentes”. – Baigent, Leigh and Lincoln, The Messianic Legacy

“Muitas outras deidades, como por exemplo Tammuz, o deus dos antigos ensinamentos de mistério dos sumérios e fenícios, tinham nascido de uma virgem, morreram com uma ferida em seu flanco, e depois de três dias se levantaram de sua tumba, deixando-a vazia com a rocha da entrada rolada ao lado… É significativo que Belém não foi a única cidade de Davi, mas também o centro antigo de um culto a Tammuz, com um templo que permaneceu ativo nos tempos bíblicos” – Baigent, Leigh and Lincoln, The Messianic Legacy

“Em Anacalypsis de Godfrey Higgins, o deus Indra é descrito em uma cruz com cinco ferimentos representando buracos de lança. Nas narrativas mais antigas de Prometheus, é dito que este salvador foi lanceteado por um raio ereto de madeira do qual foi afixado braços de madeira. A cruz foi situada no Mt. Caucusus, perto do mar Cáspio. A história da crucificação de Prometheus, enterro e ressureição foi encenada em uma pantomina na antiga Atenas 500 anos antes de Cristo”.

Uma lista de supostos Messias
A Medida que sabemos que a revelação divina possa vir a ser revelada em partes periodicamente, desde que não se contradiza ou anule a passada por completo, o que pode dar-se-á não por um Messias, mas precursos deste, ou simplesmente um profeta, tão frequentes nos tempos do Velho Testamento. Afinal a lei de Jesus não contraria em nada o antigo pacto de lei de dada por Moiseis de modo que se quebrado este volta aos 10 mandamentos. Assim tendo-se por principio as profecias Bíblicas foram inúmeras a aparições de falsos messias que insistentemente buscavam enquadrar em tais profecias, gerando uma sucessão de movimentos messiânicos que parecem ter se tornado uma tradição comum a humanidade, sendo até mesmo esperado algum tipo deste por índios americanos. No entanto, diferencia-se um messias a um revolucionário. Um messias é revolucionário, mas um revolucionário não é necessariamente um messias. Abaixo uma lista destes inúmeros Messias, pseudo-messias e precursores de Messias, sem citar Maomé, que em grande parte contraiam não somente um ao outro mas as demais religiões e a própria palavra sagrada:

Zoroastro: Pouco se sabe deste tão pouco o periodo em que viveu
Buda (563 a.C. - 483 a.C.) no reino de Sakya, hoje Nepal / Índia, fundador do Budismo.
Teudas (44-46) na província da Judéia
Menahem Ben Judá: Também chamado por Menahem ben Hezekiah no Talmud, era filho de Judas da Galileia, e neto de Hezequiel, o líder dos Zelotes foi participante na revolta contra Agripa II tendo sido morto numa conspiração. Segundo o professor Israel Knohl há pergaminhos que afirmam este como sendo um Messias anterior a Jesus, chamado Menahem, o essénio, que teve uma morte semelhante a Jesus, inspirando este. Isso explica a crença de alguns em repetir a história de Jesus, pregando que Ele fora na verdade uma repitção! - 132 - 135 d.C.
Simon bar Kokhba: Na verdade desde a vinda de Jesus foram diversos os messias que surgiram, mas após a a destruíção do Segundo Templo de Jerusalém em 70 DC, estes cessaram. Porém por volta de 130 d.C. houve um grande movimento politico-messiânico tento por líder Bar Kosiba, chegando a ser saudado por Rei-Messias pelo Rabi Aquiva: "Uma quarta estrela de Jacob virá e o ceptro irá erguer-se fora de Israel, e irá golpear pelos cantos do Reino de Moab" e Hag. ii. 21, 22; "Eu irei sacudir os céus e a terra e destronar reinados..." (Talmud tracate Sanhedrin 97b). Acabou morto em 135 d.C.
Moisés de Creta: Apesar do grande fracasso de Bar Kosiba que afetara profundamente as ideias messianicas o Talmud pregava a vinda de um Messias em 440 (Sanh. 97b) ou 471 ('Ab. Zarah 9b). O frissou deste fora o placebo necessario para o surgimento do Messias auto-nominado de Moisés de Creta aparentemente deliberando uma repetição da história de Moiséis levando muitos dos seguidores abandorem a tudo e se lançarem ao mar levando muitos a morte. Posteriormente esse pseudo-messias teria desaparecido sem deixar rastros (Socrates, "Historia Ecclesiastica," vii. 38; Grätz, "Gesch." 3d ed., iv. 354-355).
Obadiah Abu 'Isa al-Isfahani de Ispahan: Surgido na Persa no século VII, se afirmava ser o último de 5 precursores do Messias sendo nomeado por Deus para libertar Israel acabando morto. Porém seus seguidores afirmava a veracidade já que supostamente seus escritos foram feitos sem que ele soubesse escrever, sendo assim um profeta.
Serene: Também podendo ser chamado por Sherini, Sheria, Serenus, Zonoria, Saüra surgiu como Messias no ano de 720 e 723 sendo um sírio. Era um Messias Judeu que pregava a restaruação dos Judeus e a expulsão dos mulçumanos da Terra Santa.
David Alroy: nascido no Curdistão este representou um novo movimento messianico na Persa levando-o a se declarar Messias arpoximadamente no ano 1160 e novamente se dizendo enviado por Deus a restarura o povo judeu. Juntou guerreiros judeus do distrito vizinho do Adherbaijan, Mosul e Bagdad, se tornando posterior a isso uma história repleta de lendas, e que teria sido morto supostamente pelo seu sogro, mas posteriormente acabou ganhando muitos seguidores em Khof, Salmas, Tauris, e Maragha, e estes formaram uma seita chamada dos Menahemistas.
Iggeret Teman: Um megalomaniaco que buscava converter os judeus do Iêmen, sendo decapitado a própria sugestão dele como confirmação de sua missão Messianica de retornar a vida.
Abraham Abulafia: nascido em 1240, na Espanha, era um cabalísta que por meio de seus estudos acreditou que era um profeta levando-o a publicar um livro em Urbino (1279) adquirindo muitos seguidores igualmente nominados profetas e também perseguido acabando morto em 1291.
Nissim ben Abraham: Surgido a cerca de 1295, segundo seus seguidores fora um analfabeto do qual fora agraciado por um anjo a escrever o livro "A maravilha da Sabedoria". Na realidade se considerou um precursor do Messias instituíndo a sua vinda até o último dia do quarto mês, Tammuz, 1295, como a data de sua vinda.
Asher Lemmlein: Em 1502 esse alemão se proclamou ser um anunciador do Messias, apareceu em Istria, perto de Veneza, e anunciou que se os Judeus fossem penitentes e praticassem a caridade, dentro de seis meses viria o Messias, e um pilar de nuvens e de fumo iria preceder os Judeus no seu regresso a Jerusalém. Ele teve apoiantes em Itália e na Alemanha, mesmo entre Cristãos. Em obediência às suas preces, as pessoas jejuaram, rezaram e deram esmolas para preparar a vinda do Messias, e o ano ficou conhecido como o "ano da penitência".
Isaac Luria: Isaac ben Solomon Ashkenazi Luria (1534- 1572) fora um notável cabalista cujo até mesmo seu seguidor Hayyim Vital Calabrese acabara sendo posteriormente considerado Messias por alguns judeus. Tinha por objetvo buscar acelerar a vinda do Messias da linha da linhagem de Davi, por meio do melhoramento místico das almas.
Sabbatai Zevi (1626 - 1676): Este fora um dos mais fortes movimentos Messianicos. Supostamente ele seria um bi-polar que acabou sendo convencido por um adivinho chamado de Nathan de Gaza (1644-1680) que era o Messias. Em Setembro de 1665, na cidade de Esmirna, ele se declara o Messias diante de uma multidão em delirio. Apesar de ter sido preso em 1666 e forçado a se converter ao Islã para salvar a propria vida para uns isso fora apenas uma prova de seu messianismo.
Barukhia Russo: Também chamado por Osman Baba, sucessor de Sabbatai Zevi.
Jacob Querido: era visto como uma reencarnação de Sabbatai Zevi, era o líder dos Shabbethanos em Salónica, adotando o nome de Jacob Tzvi mas se convertendo ao Islã mesmo com inumeros seguidores em 1685 e formando uma religião chamada Dönmeh, acabou morto em to em 1690.
Israel ben Eliezer: conhecido como Baal Shem Tov (1698 -1760), foi um rabino fundador do hassidismo
Jacob Frank (n. 1726 em Podolia; f. 1791): Costumava ensinar que era a reencarnação do Rei Davi, posteriormente se dizendo ser a reencarnação da alma de Berechiah em 1755 para os Shabbethanianos.
Menachem Mendel Schneerson (1902 -1994): No periodo da década de 1980 era aguarado ansiosamente que se anunciasse como Messias, foi fundador do movimento Lubavitch.
"Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."Santo Agostinho

Messias "cristãos"
Aldebert (século VIII)
Tanchelm da Antuérpia (c. 1110)
Ann Lee (1736-1784)
Hong Xiuquan: Surgido na China (1812-1864), clamava ser o irmão mais jovem de Jesus. Era um revolucionário e visionário religioso que liderou um rebelião em Taiping estabelecendo um a teocracia autoritária baseada numa intepretaçõa literal da Bíblia.
Haile Selassie: nascido na Etiópia (1892-1975), é considerado o messias do Movimento do Rastafari.
Sun Myung Moon (1920): Fundador da Igreja da Unificação, em Seul Coréia do Sul. Proclamou-se "salvador da humanidade" e ficou conhecido realizando casamentos em massa e fundando o jornal Washington Times em 1982. Nega a divindade de Jesus e se prontifica como Messias, tal como a volta do homem ao estado primitivo que representa não a restauração e redenção humana, mas ratificação do pecado. Segundo este teve uma revelação do qual o possibilitou uma compreensão clara do universo e de todo o simbolismo Bíblico. Esta revelação teria vindo a ele progressivamente através de oração, estudo de todos os tipos de escrituras religiosas e comunicação com Jesus, Buda e diretamente com Deus, negando-se assim Jesus como mediador e buscando novamente uma junção de outras religiões como a do budismo com o cristianismo.David Koresh (1959-1993)
Maria Devi Christos: nascido MariaTsvigun em 1960 na Ucrânia formou uma seita apocaliptica na URSS chamada Grande Irmandade Branca, do qual até hoje tem seguidores.
Inri Cristo: brasileiro autoproclamado messias; fundador da "Suprema Ordem -Universal da Santíssima Trindade" (SOUST).
Matayoshi Mitsuo: autoproclamado messias japonês que concorreu para a Câmara dos Deputados do Japão com o nome "Jesus Cristo". Recebeu sete mil votos e não se elegeu.
Dr. José Luis Jesus Miranda: fundador da "Creciendo en Gracia" auto-proclamado "Jesus Cristo Hombre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário