sábado, 5 de setembro de 2009

O Petróleo Brasileiro e a Economia Globalizada

Para a globalização funcionar é necessário haver homogenização entre os pais de modo que os extremos de altos e baixos venham a ser sanados sentindo-se compelidos a entrarem para grupos cada vez mais nivelados e unificados, a aproximação (não separação) das classes opostas também deveria se incluir para este "fenômeno" dar certo cujo o oposto provocará a óbvia repulsa natural pelo mesmo. No entanto, é exatamente isso que ocorre, o próprio pêndulo de oscilações certamente cria um fator surpresa se não de contradição, criando extremos e que pela crise que tem a função de nivelar economias mesmo que centralizando o poder capital nas elites gera movimentos imprevistos. Elementos como o petróleo é um dos grandes catalizadores desta questão e por isso mesmo torna o Brasil na descoberta de seu pré-sal que renderia de 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo (mesmo que outra parceira, a BG Group estime 12 bilhões e 30 bilhões de barris), por bem ou mal centro das atenções agora na economia. O petróleo sempre acabou sendo combustor de guerras, do Iraque a Guerra do Golfo, conspirações e intrigas internacionais giram entorno do mesmo, e isso não se faz diferente no Brasil cuja a descoberta torna o futuro do mesmo mais incerto do que nunca.
Relata-se até mesmo o furto de informações sigilosas feita por uma empresa tercerizada num contêiner da Petrobras. Investigado pela Policia Federal brasileira o contêiner da Halliburton (uma das maiores prestadoras de serviços do ramo no mundo) ia a Macaé (RJ), na bacia de campos carregando equipamentos dos quais os dados relativos ao megacampo Tupi foram roubados de um portátil que daria detalhes sobre o megacampo que se estende do Espírito santo a Santa Cantaria, e poderia trazer a completa independência do Brasil como signo da autonomia, especula-se que a CIA estaria por de trás de tal roubo.
Não é de hoje que o Brasil é motivo de cobiça especialmente para os EUA, suas reservas naturais a exemplo da Amazônia chegou ser colocada em alguns mapas como território internacional, e o costume dos EUA de não somente criar bases militares em outros países como agora na Colombia,mas de comprar até mesmo territórios como Alasca chama a atenção e cria temores mediante um horizonte nebuloso para o pais sob muitos aspectos e inclusive este.
Relata-se que Franklin Roosevelt teria até mesmo um plano para se invadir o Brasil pelo nordeste brasileiro como rota para Africa durante a Segunda Guerra. O tenente Luiz Paulino Bonfim membro da inteligência expedicionária relatou: “Vargas realmente hesitou entre a Alemanha nazista e os aliados e a rota do Norte e Nordeste para a África tinha uma importância estratégica para os americanos.”
Apesar de estudos mais recentes, mesmo que suprimidos da mídia indicares que o petróleo é uma fonte renovável, o termo do fim das jazidas do mesmo é um motivador para a economia que se baseada em grande parte nos barris de petróleo. Mas no entanto, isso demonstra apenas que de um jeito ou de outro, a longo prazo, o futuro não é do petróleo, mas sua desvinculação será lenta, profunda e imprevisivelmente cara, quer tais fontes se esgotem ou não.
A economia como disse é um ser sensível e vulnerável a especuladores de todas as áreas cacifes, sendo emotiva pode se enquadra de maneira imprevista dentro de elementos da teoria do caos mediante a própria globalização criando um efeito se não oposto a esta.
A Gripe A é outro exemplo de efeito colateral que gera no meio especulativo e de como pode atingir grandes efeitos colaterais em diversas areas. O Problema é que a inteligência de alguns é estreitada apenas a eles próprios o que limita-se, por não se importar com o meio, mas apenas o objetivo. Ora, uma das coisas óbvias que se percebe é a presunção de se achar que se tem tudo sobre um poder absoluto, inclusive o querer e livre-arbitrío alheios, mas por mais poderoso que se seja, nada sob este mundo, nem Deus tem controle absoluto sobre todas as variáveis e nuances. Não ousaria, no entanto, especular ou revelar minhas ideias sobre por pura e simplesmente não saber quem é quem neste jogo e nada ganhar com isso, uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário